Segunda-feira, 18 de Julho de 2011

O que Portugal tem de Melhor

Vi hoje mais uma reportagem da SIC sobre aqueles que são verdadeiramente a Elite do país (se é que ela existe..). Não, não são os que nos governam, bem pelo contrário. São cientistas. Cientistas estes que emigraram e, por uma razão ou outra, decidiram voltar ao país onde se formaram dando contribuições preciosas nos seus ramos científicos a Portugal.

 

Físicos, Químicos, Biólogos.. todos investigadores, todos inteligentes, todos detestam ser chamados por Drs. Assim se apresentam os cientistas portugueses, líderes nas diversas Universidades e Centros de Investigação do País.

 

Estes senhores e senhoras que são habitualmente confundidos na sociedade comum com investigadores da PJ representam aquilo que de melhor tem o país. País esse que nunca dá valor aos seus, que prefere comparações completamente desproporcionadas com os EUA em vez de preferir desviar verbas para incentivar que cada vez mais recém-formados como estes permaneçam por cá dando o seu contributo à pátria que os viu nascer.

 

E é aqui que temos que fazer uma vénia a senhores como António Champalimaud ou Calouste Gulbenkian que permitiram que parte das suas respectivas fortunas se destinasse a apoiar aquela que é uma das mais menosprezadas áreas em Portugal, a Ciência, nos seus diversos domínios. Falta agora, independentemente da ajuda de novos Messenas que se contrua um Centro de Investigação Nacional. Um Centro que potencie as capacidades dos mais geniais cientistas portugueses, impedindo-os de fugir para o estrangeiro, fornecendo-lhe obviamente condições a todos os níveis. Seria importante para o país e uma excelente forma de o impulsionar cada vez mais ao nível científico, tornando-o, quem sabe, uma referência a nível Europeu e Mundial, já que capacidades não faltam.

BM. às 01:21
link do post | comentar
 

Posts Recentes

森の木琴

O que Portugal tem de Mel...

Liberdade

De acordo.

Perfeito para deprimir !

Pobre Ensino..

Agradável Surpresa, para ...

Le Tour!

O Comunismo e a sua ilega...

U2 !

tags

todas as tags

Arquivos

Julho 2011